Uma atualização disponibilizada pela Microsoft nessa terça-feira (09) tem causado problemas em máquinas com o Windows 7 instalado. Se o seu computador foi afetado e não reinicia mais, tente algumas das ações listadas abaixo. A Microsoft, até o momento, não ofereceu nenhum tipo de serviço de reparo, portanto, se estas dicas não fizerem seu sistema voltar à ativa, parece que a solução vai ser, realmente, formatar o seu disco rígido.
Importante: nenhum dos comandos sugeridos a seguir vai danificar o seu Windows 7.
Prompt de comando:
- Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
- Escolha a opção "Prompt de Comando";
- Digite o comando “dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions”
- Importante: se o Windows estiver em uma partição diferente de "C:", a letra deve ser substituída;
- Aperte “Enter”;
Se o comando listado acima falhar:
- Digite o comando “cd C:\windows\winsxs” e aperte “Enter”;
- Importante: novamente, se o Windows estiver e uma partição diferente de "C:", a letra deve ser trocada.
- Digite o comando “rename pending.xml pending.xml.bak”; e
- Aperte “Enter”;
Última configuração válida:
- Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado; e
- Selecione a opção "Última configuração válida".
Restauração do sistema:
- Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
- Acesse a opção "Reparar seu computador";
- Insira a senha de administrador do sistema;
- Escolha a opção "Restauração do Sistema";
- Marque uma data anterior à instalação da atualização; e
- Quando retornar à tela anterior, selecione "Reparo de Inicialização" e, por fim, reinicie o computador.
Se o "Reparar seu computador" não aparecer:
- Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
- Selecione "Prompt de Comando";
- Digite o comando “rstrui” e aperte “Enter”;
- Marque uma data anterior à instalação da atualização; e
- Na tela anterior, selecione "Reparo de Inicialização" e reinicie o computador.
Substituição de arquivo:
- Importante: se você não possuir o arquivo que deverá ser substituído, baixe-o aqui;
- Em um computador que funciona, vá até a pasta “C:\Windows\System32\drivers”;
- Procure o arquivo “ntfs.sys” e copie esse arquivo para um pendrive;
- Inicie o sistema danificado usando o LiveCD do Linux;
- Importante: se você não conseguiu copiar um arquivo ntfs.sys de outro computador, vá até a pasta "Windows\winsxs" e procure pelo arquivo "ntfs.sys" nas subpastas. Pegue o arquivo mais novo que achar e copie (CTRL+C);
- Navegue na pasta "drivers" mencionada acima;
- Renomeie o arquivo “ntfs.sys” para “ntfs.sys.bak”;
- Copie o arquivo “ntfs.sys” da máquina que funciona (que está no pendrive) ou cole o arquivo copiado da subpasta de “winsxs” para o sistema danificado;
- Importante: se isso não funcionar, inicie o sistema pelo Linux, exclua o “ntfs.sys” copiado e renomeie o “ntfs.sys.bak” para “ntfs.sys”. Em seguida, tente outra forma de reparo.
Para evitar danos depois que o Windows iniciar
- Vá ao Painel de Controle e procure a opção Windows Update;
- Clique nas atualizações e desmarque a caixa referente à atualização KB2823324.
Seu problema foi resolvido? Deixe suas respostas e sugestões nos comentários!
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